« As Forças do Universo | Entrada | Notas »
julho 06, 2005
com.s.ciência

Estudos confirmam efeitos nocivos da TV nas crianças
Três estudos divulgados há 2 dias nos Estados Unidos comprovam que a televisão é negativa para as crianças, sobretudo se o aparelho estiver no quarto, e que o acesso a computadores aumenta o seu rendimento escolar.
"A investigação dá mais uma razão aos pais para tirarem o televisor do quarto das crianças ou não deixarem que o ponham lá", disse Thomas Robinson, do Hospital Pediátrico de Stanford (Califórnia).
Um dos estudos, de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e da Universidade de Johns Hopkins (Maryland), demonstra que o rendimento escolar infantil aumenta consideravelmente quando as crianças têm a acesso a computadores.
Os níveis mais altos de aproveitamento escolar foram observados nos alunos que tinham acesso a um computador em casa e não viam televisão na cama.
Outra investigação, publicada pela revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", indica que o desenvolvimento da capacidade das crianças acumularem conhecimentos é prejudicado pela televisão até aos três anos de idade.
Segundo este trabalho, as crianças de entre três e cinco anos vêem uma média de duas ou mais horas por dia, apesar de, em geral, não assistirem aos programas que lhes são dedicados.
Por outro lado, o trabalho revelou que a televisão pode ter efeitos positivos depois dos três anos, pelo menos no que se refere à leitura e à memória de curto prazo, embora não em matemática ou compreensão de leitura.
Segundo outro estudo, da Universidade de Otago (Nova Zelândia), quanto mais tempo as crianças passam à frente da televisão, menos provável é que tenham um título universitário no período adulto.
De acordo com o estudo, as crianças que vêem televisão mais de três horas por dia obtêm as piores notas em todos os níveis de ensino.
O primeiro estudo envolveu 350 crianças de seis escolas públicas do norte da Califórnia, 70 por cento das quais tinha televisão no quarto.
A segunda investigação, da Universidade de Washington (Seattle), baseou as conclusões na análise de dados de 1.797 crianças com seis anos.
"A análise mostra um padrão permanente de associações negativas entre televisão antes dos três anos e resultados intelectuais aos seis e sete anos", de acordo com os autores do estudo.
O terceiro estudo abrangeu mais mil crianças nascidas na cidade de Dunedin a partir de 1972 e seguiu a sua evolução até chegarem ao período adulto e os seus hábitos de ver televisão.
"Os resultados mostram que se pode melhorar a qualidade da educação na Nova Zelândia se as crianças virem menos televisão", afirmou um dos investigadores, Bob Hancox.
"Parece que ver demasiada televisão na infância tem um efeito não só negativo como duradouro no êxito profissional", acrescentou.
Lusa
Publicado por sutenorio às julho 6, 2005 03:05 PM