« Nuno Júdice | Entrada | Lendas do Japão »

janeiro 11, 2006

com.s.ciência

O consumo de café pode reduzir de forma significativa o aparecimento de cancro de mama nalguns casos de risco, indica um estudo de investigadores canadianos publicado na edição de Janeiro do "International Journal of Cancer".

phyllis rutigliano - Coffee.jpg

"Constatámos, em mulheres que bebiam seis ou mais chávenas de café por dia, uma baixa de perto de 75 por cento do aparecimento de cancro de mama", afirmou Steve Narod, investigador na universidade de Toronto que dirigiu o estudo e um dos maiores especialistas mundiais na matéria.

O trabalho da equipa de cientistas canadianos abrangeu mulheres que apresentavam mutações dos genes BRCA1 e BCRA2, que comportam um risco de cancro de mama até 80 por cento.

Steve Narod fez igualmente parte da equipa internacional que descobriu e isolou estes genes, há uma dezena de anos.

Os resultados positivos do estudo abrangem sobretudo mulheres portadoras do gene BCRA1, que representam 77 por cento do total de casos estudados.

Segundo a pesquisa, as mulheres que consomem entre uma e três chávenas de café por dia diminuem em 10 por cento o risco de sofrerem de cancro de mama, um número que passa para 25 por cento se o consumo de café for entre quatro e cinco chávena/dia.

Em consumos superiores a cinco chávenas/dia a redução do risco de aparecimento fixou-se em 69 por cento.

As bebidas descafeinadas não tiveram, segundo os investigadores, qualquer influência no risco de aparecimento de cancro de mama.

O estudo abrangeu 1.690 mulheres (casos de risco) no Canadá, Estados Unidos, Israel e Polónia.

Lusa

Publicado por sutenorio às janeiro 11, 2006 09:05 AM

Comentários

oi!não sei se recordas de mim mas,gostaria de manter contato vc me conheceu com outro nome Jennifer.Se vc é Esteve Narod medico mastologista Canadence que faz algumas pesquisas para o Instituto Fernandes Figueira no Rio de Janeiro Brasil.estou com saldades!

Publicado por: suiene às julho 14, 2008 04:22 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)